VIAJANTES...

Convido a todos a deixarem de lado a fatigante mesmice que escraviza os olhos e os sonhos, e voarem ao longe.


quarta-feira, 24 de abril de 2013

SALVADOR ***

SALVADOR ***


Dia 1 (19/04/2013), sexta-feira.

- Viagem Rio de Janeiro - Salvador. 
Viagem de cerca de 1h45min de duração. O aeroporto é bem distante do centro e recomendo o táxi com taxímetro, muito mais em conta.
Pela primeira vez voei pela empresa AVIANCA, e recomendo. Além do lanche de maior qualidade, monitores individuais com programação variada e jogos ajudam a distrair durante a viagem. 
- Bairro Rio Vermelho (noite) - Bairro boêmio, com algumas boas opções. O largo de Santana concentra a maioria dos points, como o acarajé da Dinha e o Twist Pub (não é permitido entrar de bermuda!).

Dia 2 (20/04/2013), sábado.
- Farol da Barra - Ao lado do Pelourinho, é um ponto turístico sempre lembrado quando se fala de Salvador. No seu interior encontra- se o museu náutico.
- Elevador Lacerda - Elevador (com estado de conservação ruim) que dá acesso à cidade alta.
- Mercado Modelo - Mercado que abriga inúmeras lojas de artesanato. No segundo andar vislumbra-se um restaurante com culinária típica. Localiza-se em frente ao Elevador Lacerda, na cidade baixa.
- Pelourinho - Conjunto arquitetônico de beleza única, tombado pelo patrimônio histórico nacional. Inúmeras pousadas, lojas, restaurantes, boutiques se espalham por suas ladeiras de casas coloridas. Além das conhecidas igrejas, o núcleo do Olodum, dos Filhos de Gandhi, dentre outros, têm sua sede nesta região. A visita ao Convento de São Francisco (com a igreja coberta por ouro, na parte interna, além de inúmeros murais com azulejos pintados a mão) e a Casa de Jorge Amado (com vasto acervo histórico e artístico do famoso escritor), são visitas obrigatórias! 

Dia 3 (21/04/2013), domingo.
- Igreja do Senhor do Bonfim - famosa igreja, ícone de devoção. Aconselho chegar cedo, para assistir a missa de domingo. Não é tão bonita, porém é a mais famosa igreja da cidade.
- Sorveteria do Ribeira - Simples, porém com diversos sabores regionais.
- Forte Mont Serrat - Bastante abandonado, porém tem uma vista muito bonita para a cidade.
- Solar do Unhão (MAM) - Casarão que abriga o MAM (fechado para reforma) e um pequeno parque de esculturas. A vista é deslumbrante. Abriga um charmoso café/restaurante no andar térreo.
- Restaurante Caranguejo - Na orla da Barra (noite).
Neste dia aconteceu um show de Vanessa da Matta no farol da Barra (16h), homenageando Tom Jobim.

Dia 4 (22/04/2013), segunda - feira.
- Praia de Itapuã - Bem distante do centro, porém um ônibus partindo da Barra percorre toda a orla da cidade até o farol de Itapuã. Praia que inspirou Dorival Caymmi. 
- Shopping Salvador - Um dos melhores shoppings do país, com um andar inteiro como praça de alimentação. Recomendo o restaurante Australiano. 

Dia 5 (23/04/2013), terça - feira.
- Viagem Salvador - Rio de Janeiro.

.As melhores opções de hospedagem estão na Barra, Ondina e Rio Vermelho, com fácil condução para toda a cidade (ônibus), e mar por todo o horizonte. 
. Praias a perder de vista. A praia da Barra e as mais afastadas (Stella Maris, Flamengo) são as melhores.
. Pontos negativos: o atendimento ao turista não é dos melhores, muitos locais de visitação turística em péssimo estado de conservação, a população de rua é gigantesca e a insistência de esmola por parte de alguns (especialmente depois da abordagem forçada para que se coloque uma fita do Senhor do Bonfim amarrada no punho) é algo irritante.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário